Saturday, October 10, 2009

Jardim do Caos I

.

Primeira manhã do mundo

A mãe das Hespérides

Enlouquece do mal da espera

.

Lembra sua imagem na árvore - cicatriz -

Entalhe do corpo extasiado em pleno rito

Uma obra de Claudel – in natura.

.

Pés lascivos a entrelaçar-se

Tango na grama do bosque secreto

Corpos estremecidos no ato

.

Platéia silenciosa do outono:

Folhas amarelas & Butterflies

Fugitivas de Alcatraz.

Bárbara Lia

TRÍADE DA ESTRELA TRISTE

(livro inédito)

Tríade da Estrela Triste

No último recital da Bienal do Livro encontrei Márcio Claudino. Trocamos ideias e colocamos em dia a conversa interrompida pela vida, louca vida. O que descobrimos em comum foi a mudança da nossa escrita, esta metamorfose, acompanhamento de nosso ritmo? Amadurecimento da própria escrita, influências?
.
Não estou publicando muita poesia por aqui. Preparo um livro que vai estar com esta influência de Dickinson, em três capítulos onde sons e asas se encontram - onde um ritmo está somado a um pássaro. O livro é dividido em três partes - tríade de sons e asas - com Opéra Rock, Tango e Reggae. Cada um deles conforme o ritmo das asas vai trazer poesias leves, poesias de dor, poesias de espanto diante do descaso que o homem impõem à Natureza. Espero encontrar um editor. Para que Tríade da Estrela Triste seja lançado em 2.010. E um romance ao menos em 2.010: Constelação de Ossos ou À sombra de um rio?


Movimento em Falso





O Telecine Cult está apresentando em todas as sextas de outubro a sessão - Drive In - dedicada aos trabalhos menos conhecido do diretor Wim Wenders. Ontem vi Movimento em Falso, interrompido pela chegada de uma visita, algumas cenas perdidas. Você convida a visita para ver o filme - Vamos ver Win Wenders. O filme começa com a mãe que leva o filho a estação e diz para ele não se abalar com aquela estranha pergunta - O que você faz? É claro que todo mundo se surpreende quando você não diz, médico, contador, professor... Genial a velhinha dizer para ele se impor como escritor. On the road. Pela sinopse acreditei que o filme todo seria em um trem, os personagens deixaram o trem, pegaram um carro, atravessaram cidades alemãs. Nastassja Kinski uma menina. O filme traz uma atriz que não mais ouvi falar - Hanna Schygulla - e Rudiger Vogler no papel do escritor. Tem um senhor mais velho, um atleta olímpico que foi um dos torturadores nos campos nazistas e leva a garota Mignon - Nastassja - com ele na viagem, a atriz e um poeta que encontram no trem nesta travessia. Quando o filme é dele eu me sento e espero para ver poesia - e uma das falas do escritor - mais vale querer escrever que escrever, mais vale querer amar que amar. É o desejo que impulsiona o mundo. O querer. As asas. As asas do desejo.

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...