Monday, July 16, 2018

Não o convidei ao meu corpo - Bárbara Lia







"Não o convidei ao meu corpo" - Este livro é meu quarto romance publicado. Ele está na fase final do Concurso de Criação Literária da Editora Kazuá.
O livro é autoficção, ilustrado com 19 telas de Paul Klee.
Narra a descoberta da protagonista de uma síndrome tardia da poliomielite que a faz parar e pensar em um acontecimento que ela insiste em ignorar. Uma vida que ela traça de forma livre e guerreira para viver a igualdade no mundo e que é questionada com a descoberta da síndrome. Neste instante de descoberta ela está mergulha em Paul Klee, encantada com sua Arte. Paul Klee que também viveu décadas de uma vida normal e súbito se viu meio ao caos, atacado pela esclerodermia. 
É uma narrativa que insiste em passar ao largo da autocomiseração e se nega a ser autoajuda, é só para dizer que algumas pessoas transformam dor em Arte. Como Paul Klee, Frida Kahlo e o poeta norte-americano Mark O'Brien.

"Não o convidei ao meu corpo" fala da dor, esta coisa que afasta. Em um tempo de sorrisos e laços cor de rosa, neste tempo de pessoas exalando felicidade nas telas, 

Emprestei minha experiência a uma mulher chamada Lily Elm.
Há muito tempo comecei a escrever este livro, só depois de editado eu percebi que este nome que veio a mim é nada menos que um corte no nome de Lillian Hellman, é uma longa história. Como Lillian escreveu em Pentimento, algo ocorreu com as minhas "telas literárias", meus livros. Eu sempre pensei em nunca contar nada da minha vida pessoal, mas - mudei de ideia.


"À medida que o tempo passa, a tinta vermelha em uma tela muitas vezes se torna transparente. Quando isso acontece, é possível ver, em alguns quadros, as linhas originais. Isso se chama pentimento, porque o pintor se arrependeu, mudou de ideia." Lillian Hellman

O livro foi editado pela Kazuá, pode ser encontrado no site da editora. Ficarei especialmente agradecida a quem comprar o livro de mim, pois tenho um compromisso a cumprir com a venda de uma cota.
Custa R$.44,00 e pode ser adquirido via e-mail - barbaralia@gmail.com


La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...