
Lo que más admiro en un escritor? Que maneje fuerzas que lo arrebaten, que parezca que van a destruirlo. Que se apodere de este resto y disuelva la resistencia. Que destruya el lenguaje y que cree el lenguaje. Que durante el dia no tenga pasado y que por la noche sea milenario. Que le guste la granada que nunca ha probado y que guste la guayaba que prueba todos los dias. Que se acerque a las cosas por apetito y que se aleje por repugnancia.
(Lezama Lima, in Simón, Pedro. Interrogando a Lezama, p.33)
- Do livro José Lezama Lima - Anacronia, Lepra, Barroco e Utopia - Luis Eustáquio Soares - EDUFES
...
.
Recebi a caixa de livros da Edufes - Prêmio Ufes de Literatura - que concedeu aos dez premiados em cada categoria - quinhentos reais em livros.
Escolhi os títulos, entre eles este Livro que vai me aproximar mais de um mito - Lezama Lima - li apenas Paradiso e La Cantidad Hechizada, alguma poesia na Internet e esta vontade de estar próxima ao vulcão Lezama, pisar levemente cada palavra para voltar ardente, sem ficar queimada em tanta vida que toquei quando li seus livros.
Companhia para o Inverno - esta leitura, que inclui entre tantos - Murilo Mendes - O olhar vertical, de Raimundo Carvalho, o Itinerário da Estrela - deslocamento e construção da Identidade - de Adriana Pin (sempre Clarice) e uma autora que ainda não li - Charlotte Perkins Gilman - O papel de parede amarelo e outros contos - tradução e crítica - organização Stelamaris Coser. Cousas Nossas - Pinturas e paisagens do Espírito Santos - Samira Margotto... Entre tantos de quase vinte livros da Edufes.