Monday, March 23, 2009

Frieda e Nicholas - filhos de Sylvia Plath


LONDRES, Reino Unido (AFP) - O filho dos poetas Ted Hughes e Sylvia Plath, Nicholas Hughes, cometeu suicídio na semana passada, 46 anos depois da mãe ter se matado, noticia o jornal londrino The Times. Nicholas Hughes, que sofria de depressão, se matou dentro de casa no estado americano do Alasca, informou a irmã dele ao periódico. Nicholas Hughes era professor de ictiologia e ciências oceânicas na Universidade do Alasca-Fairbanks, mas recentemente havia renunciado ao cargo para instalar uma oficina de cerâmica em casa. "Com profundo pesar devo anunciar a morte de meu irmão, Nicholas Hughes, que tirou a própria vida em 16 de março de 2009 em sua casa no Alasca", afirma Frieda Hughes em um anúncio publicado pelo Times. Nicholas Hugues era solteiro e não tinha filhos. Sua mãe, Sylvia Plath, americana, cometeu suicídio em fevereiro de 1963 ao deixar aberto o gás da cozinha de casa, depois de ter vedado com toalhas o quarto dos filhos. Ted Hughes, britânico, morreu em 1998, depois de ter vivenciado outra tragédia, quando sua companheira Assia Wevill também cometeu suicídio com gás, matando ao mesmo tempo a filha do casal, em 23 de março de 1969. Vários críticos acusaram durante muito tempo Hughes, por suas infidelidades conjugais, de ter sido a causa da morte da esposa. O escritor inglês evitou durante anos comentar publicamente a morte de Plath, até publicar, pouco antes da morte, Cartas de Aniversário, uma obra na qual recorda os sentimentos da época. Alguns críticos literários lamentam ainda que boa parte da notoriedade de Sylvia Plath se dever às circunstâncias de sua morte, e não a suas obras.

fonte:


Acabei de receber um e-mail da irmã do meu ex-marido - Soraya - que me ajudou a montar o clipe com versos e fotos de Sylvia Plath para uma apresentação de poesia, enviando esta notícia triste e quase inacreditável. Frieda é a última sobrevivente deste drama.

I'm your man

Leonard Cohen - 1969 (fonte-wikipédia)



.

Final de semana iluminado - a partilha com as irmãs Jaude no sábado - Na noite de domingo, a benção vinda da TV a cabo que entre tantos filmes - a maioria descartáveis -e uma infinidade de programas que não acrescentam nada - Lá vem Cohen e ilumina a semana - a bela semana. Um documentário belo que vi. A vida a obra e os que admiram e cantam suas canções. O poeta tocou-me em ternura e calma zen. O mundo necessita outros Cohen's.

I'm your man
http://www.leonardcohenimyourman.com/

O documentário fez parte da seleção dos festivais de Berlim, Sundance e Toronto em 2006.


.
Vontade de morar no coração de Leonard Cohen. Recolher de sua poesia toda palavra e dormir com elas, amá-las ao som de sua voz adocicada.
.
Atrás das linha inimigas do meu amor - poesias de Leonard Cohen - lançado no Brasil - tradução do poeta Fernando Koproski:
http://www.7letras.com.br/detalhe_livro/?id=84

estante # 12


47.
A sabedoria interna
Para conhecer o mundo
Não é necessário viajar pelo mundo.
Posso conhecer os segredos do mundo
Sem olhar pela janela do meu quarto.
Quanto mais longe alguém divaga,
Menor é seu saber.
O sábio atinge sabedoria
Sem erudição;
Alcança a sua meta
Sem esforço;
Termina sua jornada
Sem viajar.
Lao-Tse

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...