Monday, June 27, 2011

Sampa dia 30/06

QUINTA POÉTICA – 38ª edição – 30 de junho de 2011

Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora convidam para a QUINTA POÉTICA – 38a edição – 30 de junho de 2011, a partir das 19h – na Casa das Rosas (evento gratuito).
Com os poetas convidados:
Bárbara Lia (Curitiba - PR), Gracco Oliveira (Diadema - SP) e Maiara Gouveia (São Paulo – SP).
Participação especial de Sansakroma - Julio e Débora D'Zambê (Contos e Mitos Africanos)
Curadoria: José Geraldo Neres

Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.



Os poetas:



Bárbara Lia nasceu em Assaí, norte do Paraná. Publicou os livros: O sorriso de Leonardo (2.004), O sal das rosas (Poesia, Lumme editor – 2.007), A última chuva (Poesia, ME – MG – 2.007), Solidão Calcinada (Romance, Secretaria da Cultura / Imprensa Oficial do Paraná - 2008), Constelação de Ossos (Romance, Vidráguas/2010), Tem um pássado cantando dentro de mim (Poesia – 2011). Por duas vezes finalista Prêmio SESC de Literatura. Menção Honrosa no Conc. Nacional de Contos Newton Sampaio/2009. Conc. Nacional de Poesias Helena Kolody – SEEC – PR 2007. Premiada no Concurso de Contos Grotescos – Prêmio Edgar Alan Poe/2009. Prêmio Ufes Literatura/2009. Faz parte do livro de entrevistas O que é poesia? (Ed. Confraria do Vento), organizada por Edson Cruz.



----



Maiara Gouveia de São Paulo, Capital escritora, publicou artigos, ensaios e poemas em alguns países da América Latina e também em Portugal e nos Estados Unidos. Participou de inúmeros eventos literários, oficinas, e integrou a organização da FLAP – Festival Literário Internacional. Em 2006, foi finalista do Prêmio Nascente com o livro de poemas O Silêncio Encantado. A obra inaugural sofreu alterações e hoje se chama Pleno Deserto (Nephelibata: 2009). Dos livros à espera de publicação, menciona Antes que se rompa o fio de prata, disponível para download.




----



Gracco Oliveira é de Diadema, SP. Publicou “Refém das Ideias” em edição independente. Músico. Blog: eunaoleria.wordpress.com



----
Sansakroma - Julio e Débora D'Zambê (Contos e Mitos Africanos) Formados em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Estudaram música e se tornaram professores de arte. Iniciaram o projeto cultural "Sansakroma", escrevendo, ilustrando, cantando e contando histórias para quem quisesse ouvir, pelo Brasil afora e em muitos outros países. Site: http://www.sansakroma.com/
----
Curador da Quinta Poética:

José Geraldo Neres. Poeta, ficcionista e roteirista. Publicou: Outros Silêncios, Prêmio ProAC - 2008, (Escrituras Editora, poesia, 2009 - bolsista da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008), e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, poesia, SP, 2007). O livro Olhos de Barro recebeu menção especial no 3º Prêmio Gov. de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com/

SANTOS!






arlequins


p. antonio madeira




Paulo Henrique Ganso, Neymar, Robinho e André,
em recordação que não tenho e não se esquece,
trazem a mim – dando astúcia de mão aos pés –
Dorval e Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Santos endemoninhados, peixes da peste,
tudo o que desfaz no outro e faz em nós a fé,
tudo o que tu, meu pai, em detalhe disseste,
tanto que, no estádio de dentro, em sonho até

chegou a fato consumado eu lá estivesse...
Arqueiro santista alegre se compadece
do que noutros é patético ou garnisé

à arteciranda, o irresistível da maré...
Eu lembro aquilo que não vi mas não se esquece,
Dorval e Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

RODRIGO MADEIRA



* Poema do ano passado, por ocasião do título na Copa do Brasil. O técnico é outro, o elenco mudou um bocado, mas permanecem os mesmos a alma e o intelecto do time (Neymar e Ganso). Além disso, a campanha para o tricampeonato começou exatamente com a conquista daquele torneio.

** Parodiando Armando Nogueira, a tabelinha entre Arouca, Ganso e Neymar confirma a existência de Deus.
 
(capturei do blog do Rodrigo Madeira link aqui - Não resisti. Meus amigos são tão jovens que quase sempre eu tenho a idade de seus pais. Embora o meu Santos da "descoberta" foi mesmo o de 1969, um pouco antes da Copa de 70. No bi campeonato mundial interclubes eu tinha seis anos. Vivi um tempo encantada ouvindo as partidas no velho rádio Semp. Fiori Gigliotti e os narradores que derramavam o gramado em nossa sala.  Clodoaldo era meu ídolo. Carlos Alberto, Coutinho, Edu, Pelé... O Santos é um time que vem em ondas como o mar, depositando gênios em sua praia. Muito bom torcer para um gigante. Ser gigante é ser quem se renova sempre e o Santos se renova sempre)

Mãos azuis colantes Josealoisebahiabhzmg: Jun2011

 Yves Klein Anthropométrie sans titre (ANT 63) 1960 153 x 209 cm


Chapar as borboletas com o azul de Klein



 TDKMC [Josealoisebahiabhzmg: Jun2011]



Tardar o sonho

     Dadá e Klein

     Mãos azuis

Colantes
 
---
 
 
(Gracias ao José Aloise Bahia, meu querido amigo poeta de BH que enviou todo este azul para chapar as borboletas)

La nave va...

'O Corpo' - Poesia - Bárbara Lia

  Pré-venda do livro "O Corpo" “O Corpo” traz uma seleção que abrange duas décadas de poesia er*tic@, além de fragmentos de uma n...