Wednesday, April 12, 2023

Todas as tardes de maio serão tuas

 




Todas as tardes de maio serão tuas

Poesia 

Bárbara Lia





Prefácio

 

 

Você está prestes a adentrar a vida imaginada de um amor secreto, não compartilhado, que tem no ser amado, ou em seu holograma, um pretexto. Bárbara Lia, em seu vigésimo livro solo, o décimo segundo dedicado à poesia, encontra várias respirações e maneiras de descrever essa forma de amor/quimera, doloroso anestésico. Algumas conservam o segredo, outras são pistas de uma carta de amor tardia. Em uma delas, temos a voz poética em sua adolescência, sonhando encontrar o olhar. Muitos cruzarão o caminho dessa voz feminina, mas existe um, em particular, grão do paraíso, que ela encontrará muitas vezes, mais tarde, pescando em sua memória (Na terra onde cadáveres repousam/Não nasce amor/Essa matéria ignorada/Necessita oceanos, montes e atrito). Inatingível como o horizonte; fonte de calor.

Um dos eixos poéticos que permeiam o livro é a autorreflexão: E por te amar, meu homem, eu carrego as dores da infância pelo avesso – às vezes não sara nunca. Não só em indícios biográficos, mas também na tristeza de viver em um mundo tão injusto, tropeçando a cada dia no invisível fio que une pessoas feitas para serem felizes, Bárbara Lia conecta o universo pessoal ao social, onde crianças sofrem em guerras e se encontram os motivos para o ateísmo do amado e seu impulso revolucionário, foco de admiração.

O homem além do vidro dominaria um saber-viver, como uma dessas pessoas que parecem ter embarcado no trem da história ligeiramente antes de a gente saber da existência dele. Esse homem frequenta o meio dos poetas. Talvez seja um dos grandes de Curitiba, ou vários, ou alguém que lembra o mais amado dos poetas brasileiros, enquanto a narradora, como grande parte de nossa população, é chegada do interior e traz a lembrança de ter sido uma criança Magra, malvestida e sem muita chance. Talvez ele saiba de algo que ela não sabe sobre a vida. Ele abre para ela as portas da boemia em seu melhor momento.

Há indícios de que o amor também se deva ao senso das possibilidades que são despertadas nela, à versão dela que vem à tona quando desse contato. Algo mais próximo de uma aventura, uma suspensão de tantas obrigações (Sim, eu dormia quando te encontrei. Cansada da casa, da rotina, da roupa, da batalha). Afinal, como ele, que tem filhos provavelmente pequenos, consegue estar sempre de roupas claras? Que horas ele tira para esfregar essas roupas, sendo que passa tanto tempo no Bife Sujo? Uma impossibilidade da vida se reflete nesse amor intocado e se conserva num lugar mítico, e por isso mantém para sempre para ela a promessa do que a vida poderia ser. Talvez exista algo nela que é tocado na presença/memória dele e só vem à tona nesse lugar idealizado, quando ela está longe da sua carga diária. Enquanto ela carrega no colo filhos e netos, ele parece carregar uma promessa de liberdade, não só para si, não só para ela, mas para a América Latina inteira.

Você se lembra? A vida era isto: uma asa. A vida era isto: o sabor ardente das cervejas nas manhãs ensolaradas na feira hippie. A vida era o canto das cigarras nas noites insones a cuidar dos filhos. A vida era isto: intensidade que a gente vestia. Era o tempo de estar imerso. Estivemos imersos na casa, no trabalho, na rotina, no dever, no sim, no sim absoluto. Sempre o sim que varre todas as gardênias do céu. Esse “sim” escancarado que está inscrito em constituições, atas, parlamentos, e dissemos: sim.

Você se lembra?

Uma vida plena contrasta com aquele contato fugidio, acentuando o que conseguimos olhar de fora desse amor, a que se brinda com um copo vazio, a que se dedica o auge do outono e lençóis que permanecem guardados. E, mesmo assim, não há dúvida do que essa centelha é capaz de despertar – uma quentura de felicidade ressuscitada.


Sabrina Lopes

Curitiba (PR), 2023

 

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...