Saturday, June 13, 2015

As Filhas de Manuela (o itinerário)




08 mulheres
cada uma delas ganhou um capítulo seu
Nina destoa e não ganha um capítulo seu
Nina é a nona desta novena surreal e dolorida
Nina é irmã de Magnólia e filha de Milena
As mulheres todas com nomes iniciando com a letra M
Cada capítulo abre com um verso de Sylvia Plath
Cada personagem tem um cenário que a liga ao seu destino
Inicia em 1839 em plena Revolução Farroupilha
E termina na Ilha do Mel há menos de uma década...
Escolhi alguns títulos, e quase fui à loucura
Desde - Os amantes do grande mar redondo, até maldição borgonha...
optei por - As filhas de Manuela - pois é a saga das mulheres de sua descendência...


Os capítulos e os versos de Plath são estes - na devida sequência...


Manuela 

Grande Mar Redondo


_
Sobre mim passam, com a sua cacofonia, os corvos em bando negro.
Sylvia Plath


*
Miquelina

Convento de Santa Tereza

_
Tudo ameaça
Deixar-me ir por um céu
Sem estrelas e sem pai: uma água negra
Sylvia Plath

*

Maria Tereza

Barco Bêbado da Boêmia

_
Uma flor abandonada.
Os meus ossos absorvem a quietude, longínquos
Campos enternecem meu coração

Sylvia Plath

*

Milena

Trens Triturando Trilhos

_
As fontes secaram. É o fim das rosas
Sylvia Plath

*

Magnólia

Saveiro de Savério
A garra
Da magnólia
Por seu próprio nome entorpecida
Não pede nada da vida
Sylvia Plath

*

Maya

Ponte Neuf ao entardecer

_
A chama chora
O cheiro inconfundível de um toco de vela
Amor, amor, a fumaça escapa de mim
Como a echarpe de Isadora
Sylvia Plath

*

Mel

O chafariz das musas

_
Sofri a atrocidade dos poentes
Queimada até às raízes
Meus filamentos ardem e ficam
Emaranhado de arames
Sylvia Plath

*

Morena

Forte da Ilha do Mel

_
Numa fenda de rocha
O mar suga obsessivamente,
Uma cavidade de todo o mar.
Do tamanho de uma mosca,
A marca do destino
Rasteja muro abaixo.
Sylvia Plath


O livro fala sobre a maldição que um homem encolerizado lança sobre Manuela, que faz com que todas as suas descendentes levem pela vida uma sombra cor de sangue, e o destino de perdas de pessoas que amam. Como esta maldição afetou e como cada uma delas enfrentou esta particularidade faz com que o livro tenha micro-histórias em um encadeamento que deságua no cenário do início, a história começa em Paranaguá e termina na Ilha do Mel que se localiza ali, em Paranaguá, nosso Grande Mar Redondo.
Foto by Jean Chad

La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...