Friday, April 15, 2005

imagens do inconsciente



Imagens do Inconsciente
– Museu Oscar Niemeyer.
Até 22 de maio, em Curitiba.

*
A exposição reúne obras dos pacientes da Dra. Nise
da Silveira, psiquiatra que criou o Museu da Imagem
do Inconsciente. Pioneira que usou a arte como
terapia. Doutora Nise acreditava naquilo que Artaud
dizia, classificando a esquizofrenia como – um outro
estado do ser – estes loucos como Artaud e Van Gogh
e tantos. Viver não é apenas este instante de chás à
sombra. Este retorno ao quintal da infância é uma
fuga secreta - eu vivo em um outro estado do ser –
Eu tenho grilhões e chispas solares. Em mim as velas
queimam como vulcões e a brisa invade como furacão.
Isto é bem mais que um coração & alma pode suportar,
muito mais. Então a poesia é o meu ópio, a terapia,
o refúgio, como na infância, era a minha revoada por
quintais, perseguindo borboletas e criando reinos
imaginários.
A vida retalha as costas com seu chicote enquanto eu
canto árias azuis, quem não entende isto, não deve
vir ao chá, não deve ler poemas à meia-luz, não deve
beber um vinho em um túmulo branco e perguntar
à lua – afinal pra que mesmo tudo isto?


Dispense as rosas.
Suas botas tangem
sinfonia em surdina.
Pisam, espinhos teu coração,
despetaladas em tuas mãos,
os rastros são
necrose pura.
Pálpebras da memória
a contemplar
restos que só os abutres amam.
A pútrida máquina de carne
à carne viva.
Só serve ao corvo de Poe.

- Bárbara Lia.

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...