Wednesday, July 18, 2007

MICHEL SLEIMAN
















Michel Sleiman / Tiraz















Estou à espera de um livro de poesias de Michel Sleiman - poeta e professor de Literatura Árabe da USP. Editor da Revista Tiraz. Está no site do Icarabe a notícia sobre a edição do terceiro número da revista Tiraz e uma entrevista com Michel, que vez por outra me manda belos poemas como o que está aqui.
sobre a revista
= A revista Tiraz, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da USP, ganha sua terceira edição agora em julho. Apesar de ser editada por um departamento de Letras, ela aborda diversos temas. Isso porque, segundo seu diretor, Michel Sleiman, a revista espelha o que acontece no mundo. “Embora as pessoas queiram saber também sobre literatura, elas querem saber sobre a política, a religião, a língua, a filosofia, a história, a arte dos árabes”. fonte Icarabe www.icarabe.org



para ler a entrevista do Michel:



Roda roda moinho
traz-me voz dessalina

dias vencidos, ondas vagas

traz-me o guerreiro,
a amazona

traz-me e leva
o que venci na última lide

deixei meu cavalo
encilhado no vento

barcarola,
areias, sisal

quando avistei a longa embarcação
e narrou-me Odisseu a odisséia

e Medéia assaltei com olhos vastos

dor dorida dor
troco-te por um par de asas

[Ouvi-te, vim-te, tem-me, lume dos olhos meus.
Retém o fluxo de magma sangrenta.

- Sim, eu te escuto.

Flor tartamuda,
colibri de asas cegas, eras sonho? eras fera?]

Em primeiro sinal
aqui, na tela móvel,

não à sereia
não à cicuta.

Agora

faço corte à majestade
quem em mim é a cara metade.

E tu, desdobrada em sonhos,
em nome dos meus súditos,
crava com teus dentes

no meu peito

o punhal.

MICHEL SLEIMAN

La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...