Tuesday, May 13, 2008

Michel Sleiman

Cores
.
um azul todo água
verde mate à tarde
laranja abóbada
amarelo bandeira
ocre telhado
branco toalha
marrom preta amada
vermelho

cores de almodóvar em voz de adriana
outras de bárbara lia
pastel vibrado nas cordas

fluido de miragens
a ex-surgir paragens

sonha: o homem é aquarela

pinta: arco-íris da concórdia
em vaso
de flor
ou sanitário

e entre as frestas da veneziana
ar menestrel
o dia
Michel Sleiman
.
Poeta. Professor de Língua e Literatura Árabe da Universidade de São Paulo, onde dirige a Revista Tiraz de Estudos Árabes e das Culturas do Oriente Médio. É autor de - A Poesia Árabe-Andaluza: Ibn Quzman de Córdova(2.000) e A Arte do Zajal: Estudo de Poética Árabe.
..
.
Neste mês de maio, presentes inesperados. Neuza Pinheiro veio e se apresentou no Porão Loquax, e pudemos - finalmente - sentar e confabular, almoçar e colocar em dia nossa conversa. Michel Sleiman, em um passeio a Curitiba, me brindou com um chocolate quente com laranja, um papo delicioso pela Rua XV e seu último livro - A Arte do Zajal (Atêlie ed). Não dá para guardar para mim esta poesia que recebi do meu amigo. É que no meio da nossa conversa ele falou sobre as cores que encontra em meus poemas. Cores de Frida Kahlo, pensei ontem, enquanto lembrava nossa conversa, e então recebi esta poesia. Almodóvar ou Frida, que a poesia grite dentro de mim, e eu vou colorindo assim, dedos pincéis sa(n)grados.
...
.
A ARTE DO ZAJAL: ESTUDO DE POETICA ARABE e o outro livro que Michel lançou pela Ateliê - POESIA ARABE-ANDALUZA: IBN QUZMAN DE CORDOVA, estão aqui:

La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...