Monday, March 02, 2009

O sorriso de Leonardo





Lembro que foi na Biblioteca do Muma que encontrei a Biografia de Leonardo Da Vinci. Muito impressionada com o livro e com a descrição de Leonardo escrevi algumas poesias e fiquei mesmo com o desejo do inacessível - saber como era o sorriso de Leonardo. Homem sério este Leonardo. Mente e alma pululando e pulando de estrela em estrela e de uma teoria a outra teoria para construir pintar e deixar os inventos tantos e os quadros que deixou. O cientista genial, o poeta livre que não gostava de ver pássaros em gaiola, nunca pintou um autorretrato sorrindo.
Um jornalista científico - Piero Angela - notou que existia um nariz no texto que ele lia, em um manuscrito de Leonardo Da Vinci - Códice sobre o voo dos pássaros - e utilizaram novas técnicas - técnicas de investigação criminal - para revelar o rosto escondido.
Estava assistindo ao noticiário da Band News quando ouvi a notícia, antes de mostrarem a imagem eu pensei - naquele momento que antecede à uma revelação - será que neste ele está sorrindo? Que nada. Belíssimo, mas, sério. O sorriso de Leonardo vai continuar sendo impossível de ser vislumbrado, mas, pode ser imaginado e então a imaginação - que é das capacidades a mais bendita - inaugura uma luz neste rosto bonito.
.
Um texto sobre a descoberta do rosto escondido:

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...