Sunday, July 05, 2009

atiq rahimi e uma rápida olhada na flip, via metrópolis


Foto: Léa Crespi / site Télérama (www.telerama.fr)

Entrevistas com participantes da Flip no site do programa da TV Cultura - Metrópolis - Vi há pouco a entrevista com Atiq Rahimi e ele deu a conhecer o enredo do seu livro Pedra da Paciência (Syngué Sabour):

"Pedra da paciência é uma pedra imaginária que existe em lenda no Afeganistão e em países de cultura persa. As pessoas colocam os problemas e tristezas nesta pedra até ela explodir. É uma parábola, uma metáfora para o personagem central que é um homem ferido e paralisado na cama"

Atiq Rahimi é cineasta e rapidamente falou sobre os filmes mais famosos que tem como território o Afeganistão - O caçador de pipas - e - A caminho de Candahar. Preciso ler Atiq Rahimi e sua pedra da paciência.

Homens belos que escrevem bem, um tanto raro, como Rahimi e o nosso Chico Buarque, e que além de belos são generosos e poéticos e atenciosos. Os belos de Paraty, um Antonio Lobo Antunes descontraído e brincalhão e a mesa "Entre quatro paredes", que reuniu Sophie Calle e Grégoire Bouillier: O moço enviou um
e-mail acabando com o namoro, e Sophie Calle transformou em uma instalação - Prenez soin de vous - é mesmo este o refrão no final dos e-mails dos amantes: cuide bem de você...
Alguns momentos que acessei agora, que já consigo olhar com olhos de mim ao redor, retomar a vida. Sempre externei meu carinho pessoalmente ao Rodrigo de Souza Leão, parece que foi ontem que recebi um e-mail para aquela entrevista que acabou sendo publicada na Germina... parece que foi ontem que junto com votos de Feliz Natal ele me contou da felicidade ao ver que citei seu livro no cronópios como um dos que mais amei em 2008 - principalmente por ser você - ele disse... Ternura. Ternura. Matéria em falta. Esta ternura que a gente perdeu.
.
No blog do Cássio Amaral um papo vertiginoso - entre o Cássio, Rodrigo e Rafael Nolli:
http://cassioamaral.blogspot.com/2009/07/lero-lero-com-rodrigo-de-souza-leao.html


Para acessar a entrevista do Atiq ao programa Metrópolis:

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/multi/2009/07/03/0402366AC4C16346.jhtm