Saturday, November 01, 2014

Algumas palavras...






A cada livro recebemos uma pequena enxurrada de palavras, no meu caso, poeta maldita e à margem, quase tudo permanece em meu coração e no silêncio das caixas de mensagens. Gosto deste segredo, deste momento restrito. Cada momento é como um pequeno colóquio poético com leitores, escritores, amigos íntimos... Se eu abrisse a Caixa dos Meus Segredos... Por ora, partilho algumas falas: Genial, é o que "Respirar" significa para uma menina-flor - Bianca Lima. O que me deixa feliz com a minha Poesia é a partilha, de filha pra mãe como a Bia diz. Minha mana Fá divide o livro com amigas, assim, uma publicação com mínimos exemplares acaba por dobrar o círculo de leitores. Algumas coisas marcam mais um coração de poeta que estas colunas de jornais, o Everton Bortotti dizendo que sua irmã confiscou meu livro para ela, a Loraine que o levou em uma viagem e acabou deixando com um amigo. Estas pessoas sem um rosto para mim, e que tomam posse da essência da tua escrita. Isto é lindo, lindo. Tudo é sopro de poesia. Meu amigo Sidnei Schneider diz em uma mensagem que os "poemas a um só tempo fortes e tocantes, que levam o leitor a entrar em uma certa frequência de sensibilidade toda tua, toda da tua poesia", e assim, sigo a Respirar os dias e feliz pela decisão de publicar mais este livro de Poesia. 

Algumas palavras:


"Barbara Lia grato por sua respiração poética. Você melhora a cada obra. Me emocionei com sua homenagem ao Rimbaud (p. 65). Meu abraço com amizade e paz" Frei Betto 

"Sua poesia é original, autêntica, ela não se deixa levar pela rima fácil, nem pelo estilo que a maioria aplaude. Bárbara Lia trabalha sua obra desde o interior, por isso seu trabalho tem raízes profundas. A poesia é também sua maneira de observar, de pensar, de questionar." Isabel Furini no site Paraná Imprensa.

"Eu, de minha parte, posso dizer que estou muito feliz agora, ao ver que grande poeta vc se tornou, a grande poeta que eu sabia que vc era e que tantos mais nesse país já descobriram que você é. A mais alta poesia gira ao redor desse livro, porque orbita ao teu redor com uma naturalidade absurda. Não conheço nenhum outro poeta que alcance as notas tão facilmente e seguramente quanto você. É tanta música e pintura e céu com aquele azul decisivo, que o verso se faz carne e sonho com a mesma desenvoltura. Parabéns por este livro magnífico e que venham mais 10 anos e muitos mais livros. Um abraço do amigo, Fernando Koproski."
- Fragmento de texto da página do Fernando Koproski no Facebook, meu primeiro amado editor sobre este livro que nasceu para celebrar dez anos do nosso primeiro livrinho azul, lembro que naqueles dias foi sua voz o convite para o primeiro livro pequenino e de suas mãos recebi a primeira impressão da minha Poesia. Viva a Poesia! Esta que alguns levam na asa direita como quem leva o Graal.