Monday, November 10, 2008

Variações sobre o mesmo tema: Machado de Assis


- Convite que recebi do Edson Cruz - Para quem estiver em São Paulo:

-


13/11/2008, às 20h,

SESC Consolação

.

A literatura talvez seja a arte máxima do diálogo. Mesmo quando o autor diz estar escrevendo apenas para si mesmo, a escritura, por vocação, sugere a existência de um leitor, um receptor, um interlocutor.

Machado de Assis é, na literatura nacional, sem dúvida, a grande força centrífuga que, mesmo após 100 anos de sua morte, continua dialogando e influenciando (às vezes de forma reativa) não só autores e leitores brasileiros, mas, como se constata a cada dia, vários autores e estudiosos da literatura mundial.

Em um momento de efemérides justificadas a sua obra, chamou-nos à atenção a reescritura de narrativas de Machado, em particular o conto, por autores contemporâneos.

Um diálogo riquíssimo acontece nesses exercícios literários, possibilitando a todos nós um maior contato com a contística contemporânea e ao mesmo tempo voltarmos à produção de Machado em um gênero que ele exerceu com maestria e que, por vezes, é relegado a um segundo plano devido à genialidade do Machado romancista.

O SESC Consolação reúne, nesta noite denominada de Variações sobre o mesmo tema: Machado de Assis, autores que recontaram alguns dos melhores contos de Machado. Oportunidade para relermos as pérolas escritas pelo Bruxo de Cosme Velho e avaliarmos como alguns excelentes ficcionistas atuais se saíram neste exercício de reconto, que exige habilidade, diálogo e personalidade artística própria.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar ao público presente o conto inédito de Machado, “Um para o outro”, recuperado pelo pesquisador Mauro Rosso e recontado pela ganhadora do Prêmio Jabuti deste ano, na categoria melhor livro de contos, Vera do Val, especialmente para este evento.

Convidados da noite:

13/11/2008, às 20h, SESC Consolação

Rinaldo de Fernandes (recontou O Alienista)

Moacyr Scliar (recontou Missa do Galo)

Tatiana Salém Levy (recontou Um Esqueleto)

João Anzanello Carrascoza (recontou Noite de Almirante)

Deonísio da Silva (recontou A Cartomante)

Ivana Arruda Leite (recontou A Cartomante)

Mauro Rosso (pesquisador que recuperou o conto “Um para o outro”)

Vera do Val (ganhadora do Jabuti deste ano.

Recontará o conto “Um para o outro”)

Mediação: Edson cruz

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...