Tuesday, March 02, 2010

Sambaquis

Acompanho os lançamentos do livro - O que é Poesia?
No Rio de Janeiro aconteceu dia 25. Os detalhes no blog do Edson Cruz
http://sambaquis.blogspot.com/
.
Em São Paulo durante o debate o Affonso Romano de Sant'Anna provocou o Edson Cruz para um novo livro - O que NÃO É poesia? E no Sambaquis ele enumera alguns ítens sobre este tema, é hora da poesia brasileira se comportar como gente grande, longe destes melindres toscos de - aqui você não entra. Algumas pessoas acreditam que apagando um nome de sua própria roda está - apagando um poeta. O cenário da poesia me deixou tão tonta e tão triste que fico na minha. Pra falar a verdade, há mais fissura no cenário poético deste país e mais terremotos soterrando poetas que ousam viver a poesia pela poesia que todas as placas tectônicas da Terra... Fiquei lendo atentamente o texto do Affonso, que entre outras coisas diz exatamente isto:
.
2. As vanguardas, em geral, praticaram a "estratégia da exclusão": ou seja, a história da poesia contém eu e três amigos, o resto é lixo. A "estratégia de exclusão" é uma política de poder e com ela a poesia brasileira se empobreceu. É posição dos que acham que eliminando o outro vai sobrar espaço para si. É tão danosa quanto uma estratégia de inclusão indiscriminada.
Affonso Romano de Sant’Anna

La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...