Saturday, June 26, 2021

Diálogo poético com Leonard Cohen *e outros poetas amados*

https://www.youtube.com/watch?v=wyVicmarzUA



Três poemas de Bárbara Lia



Não pretendo sugerir que fui quem mais te amou
Não posso controlar o destino de cada pássaro caído
Lembro-me bem de você no Hotel Chelsea
Então é isso, nem penso em você com tanta frequência

Leonardo Cohen (fragmento da canção Chelsea Hotel)

 

 

o mar é meu

disse Ariadne

e adormeceu

nunca sofreu

pelo abandono

de Teseu

ou de todo

e qualquer menino

a todos:

adeus, adeus...



o mar é meu

pensou Ariadne

sua dança atiça

estrelas cálidas

entre as coxas



o mar é meu

e lambo as conchas

como Janis Joplin

lambia o sexo

de Leonard Cohen

no Chelsea Hotel



o mar é meu labirinto

absinto

vidro moído no coração

som & fúria

insubmisso

com mil caprichos



- o mar é meu

 



---




e ela rezou baixinho a Leonard Cohen

 

 

ela não acreditava mais
no amor e na flor
mas o amor acreditava
nela
na beleza do imponderável
ela não acreditava
em mais nada
temia a pétala aguda
lança que caiu no coração
 com o nome dele cravado ali
o olhar belíssimo - pétala lança
a voz pétala uma lança
a flor em lança
e a beleza
e tudo ela atirou longe
arrancou do peito
aquela primavera mais atrevida
querendo morar em sua vida
ela não acreditava mais
no amor
na flor 
na primavera
e quando detonou tudo
com chuvas de dez anos
em uma única tarde
arrependeu-se

chorou
mãos em conchas

no rosto antigo
e pensou em prece
e por crer apenas na poesia
e no amor dos poetas
rezou baixinho a Leonard Cohen


que ele me ame como você amou Marianne 
que ele me ame como você amou Marianne 
que ele me ame como você amou Marianne 


e assim repetiu
até adormecer



---



And if you want another kind of love

I'll wear a mask for you

Leonard Cohen

 

 

 

 

não cessa este canto de areia

ampulheta lerda a lembrar

esta lonjura até os teus poentes

nossa revolução desesperançada

nos leva a erguer o esqueleto a cada dia

para caminhar silente em uma estrela fria

a mastigar versos raros de amigos caros

mariposas de Neruda e Ave Nave de Hilda

lua de Lorca e rebanhos de Caeiro

as estradas de Kerouac nos levam

ao Cabaret Verde de Rimbaud

só em Pasárgada faremos amor

ao som de - I’m your man –

é vital que a voz seja de Cohen

tecerei uma blusa amarela qual de Maiakovski

pra te enlear em um eterno entardecer

e a luva de pelica de Ana C.?

esta eu calçarei para tocar você



Bárbara Lia

Poeta e Escritora Brasileira



Leonard Cohen

Poeta, Escritor, Cantor e Compositor Canadense





Bárbara Lia 
Fotografia - Daniel Castellano
Arte da fotografia - Lua Palasadany













Leonard Cohen
Imagem by - The Guardian


La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...