#leiturasdomês
Livros que li em janeiro:
Os visitantes
B. Kucinski
Companhia das Letras
O jornalista Bernardo Kucinski causou furor na cena literária brasileira com seu romance K: Relato de uma busca, publicado em 2013. História de um pai em busca da filha que desapareceu durante a ditadura no Brasil, o romance angariou uma legião de fãs e foi aclamado como uma das grandes obras literárias daquele ano. A novela Os visitantes é uma continuação de K, e cada capítulo narra a visita de uma pessoa diferente que vai até o autor cobrar satisfações sobre o livro anterior.
____
Déjà vu: voltar ao final do século passado. Noites e noites de horror percorrendo os livros escritos pós abertura política. Os crimes cometidos pela ditadura militar eram embalados em requintes de crueldade. Arrastar Stuart Angel por um pátio, atado a um jeep do exército com a boca diante do escapamento. Frei Tito com a alma estilhaçada sem encontrar saída. Dora esmagada por um trem em Berlim. Não é fácil desgrudar o fantasma da barbárie da própria pele. Degradação de corpos: queimá-los em uma usina (Cambahyba) como aconteceu com a irmã de Kucinski. Por ser judia, dor duplicada por lembrar os fornos crematórios nazistas, dor ampliada para os familiares.
É muito original este livro por trazer a reação de personagens reais a eventos antigos. Uma espécie de procissão de personagens marcados por um momento que espalhou cicatrizes, dor e ausências.
***
Vista Chinesa
Tatiana Salem Levy
Todavia Editora
Leio os capítulos vagarosamente para conseguir ultrapassar o terrível drama. É denso e triste.
O livro inicia com a personagem tomando uma decisão: escrever uma carta aos filhos para contar sobre um terrível evento. Um estupro ocorrido em um local chamado - Vista Chinesa. O livro é real, sem paliativos. Coloca o leitor frente a frente com os momentos que fizeram uma mulher decidir não esconder, nem esconder-se. É o enfrentamento do momento, para não ser esmagada por um estigma. Ainda cai sobre ombros de mulheres estupradas uma espécie de dúvida, como se fosse possível evitar.