Wednesday, April 13, 2022

Eden - Cine/Poesia - novo livro de Bárbara Lia




 "Eden" surgiu de um maravilhoso insight ao dar de cara com a expressão mais pura da Arte. É uma longa história.

Impactada com "Deserto Particular", depois de conseguir escrever apenas uma linha sob impacto da Poesia Pura que é este filme, percebi que estou realmente vivendo um momento de seca criativa e há muito não escrevo Poesia (por outro lado, estou concluindo dois romances, mas romances são misteriosos, alguns demoram dez anos para chegar ao formato final).
A ausência evocou o tempo do esplendor, quando eu conseguia derramar meia dúzia de poemas diante de uma experiência no Cinema. Amo Cinema! É uma experiência rara, maravilhosa e, diante de alguns filmes, eu consegui criar até pequenos livros. Foi assim com "O rasurado azul de Paris", não foi diante dos poemas de Rimbaud que li que brotou este pequeno livro artesanal em 2010, foi diante do filme Rimbaud Verlaine, que no Brasil recebeu o título - Eclipse de uma paixão.
Há muito escrevo poemas e impressões poéticas de filmes que me marcam, que me transportam para dimensões que só a Arte pode transportar.
Precisei uma ajuda para perceber que eu estava com um livro pronto, com textos espalhados e só faltava reunir e encontrar um
título.
O título evoca o primeiro cinema (Eden Theatre). O cinema mais antigo do mundo, em La Ciotat, de frente para o Mediterrâneo, lá onde os irmãos Lumière projetaram o primeiro filme.
Pela primeira vez a poesia e a prosa estão reunidas em um único livro, em quatro capítulos, descortinando em uma tela em branco (página em branco) minha leitura poética de 40 filmes.
Edição independente, sem financiamento coletivo. Inicio uma pré-venda. E o livro será enviado a partir de 04 de Maio.


Eden
Bárbara Lia
Proesia
88 páginas
Para reservar um exemplar, contato via mensagem ou enviando e-mail barbaralia@gmail.com

La nave va...

Um dedo de prosa

  Fui selecionada, ao lado de vários escritores e escritoras, para integrar o projeto "Um dedo de prosa". Um dedo de prosa promove...