Tuesday, September 06, 2022

Carta ao Mundo - Bárbara Lia (todos os livros um livro)

 aoqgxCm.jpg

"Carta ao Mundo"

Poesia

Bárbara Lia

440 páginas

edição da autora

"Carta ao Mundo" reúne dez livros da autora editados entre 2004 e 2021.

Todos os livros = Um livro.

Em mais de 400 páginas o resumo da obra poética de Bárbara Lia ao alcance de quem aderir a este projeto, ter ao alcance das mãos os livros de poemas editados (ora esgotados).



Os capítulos que compõem “Carta ao Mundo” são os seguintes, em ordem de data e com os títulos dos livros originais:

- O sorriso de Leonardo
- Noir
- O sal das rosas
- A última chuva
- Tem um pássaro cantando dentro de mim
- A flor dentro da árvore
- Respirar
- Forasteira
- L'amour me ravage
- Põe a mão em mim, viro água



Algumas palavras sobre a Poesia de Bárbara Lia:

"A obra de Bárbara Lia é um retrato da literatura contemporânea, em especial a produzida por mulheres no Paraná. A partir de seus textos, torna-se possível se debruçar sobre a noção de campo expandido para pensar a literatura contemporânea, pois promove a experimentação com a escrita na qual ocorre uma desestabilização do literário gerada, especialmente, pela concomitância de técnicas, suportes e procedimentos de outras artes ou áreas de conhecimento.
Dessa forma, a poética produzida por Lia conduz à articulação de uma leitura em expansão ao sobrepor métodos artísticos e de leitura; e ao tornar indiscernível crítica e ficção".

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira e Andriele Aparecida Heupa
(fragmento do artigo "Bárbara Lia e o esgarçamento das fronteiras na literatura", do periódico de letras UFMG).


"A poesia de Bárbara Lia quer sempre atrair o universo do sonhador para o real, para a rua, para a casa, para os amigos e para o que mais lhe pertence intimamente: filhos, amigos, amores: “guardei nas dobras da alma / os que amo e são meus”."

Márcio Claudino (poeta) na Monografia - UFPR - DUAS TENDÊNCIAS DA NOVÍSSIMA POESIA CURITIBANA NO ALVORECER DO SÉCULO XXI - Márcio Davie Claudino da Cruz 


"...essa crença na poesia como profissão de fé (e de febre) faz o texto poético de Bárbara crescer aos olhos incrédulos do leitor e o convida a uma incrível jornada noite e dia adentro de uma menina, que um belo dia surgiu em Assaí em 1955 e de lá partiu para deliciar o mundo. Portanto, ao entrar nesse livro, se preparem para provar várias delícias em versos. Pois minha irmã é ótima confeiteira. Disso eu tenho certeza. Digamos que ela tem uma mão boa pra isso. Ou talvez isso seja coisa de família mesmo... E por falar em família: pra finalizar digo que seus versos têm a grandeza dos versos de Vinicius conciliada com a espontaneidade das melodias do canto da Florbela Espanca. Tanto que é possível sair desse livro, com pelo menos um coração em flor, abraçado por seus poemas ou acarinhado por suas músicas de ideias".

Fernando Koproski
(mínimo fragmento do prefácio de "Forasteira")

"O que nos poetas costuma ser um dos rostos do acaso, parir versos a partir de um trecho de leitura, Bárbara sistematiza, poema a poema, e com voz própria. Emily, assim, figura como uma paixão inseminadora. Não que seja a única: poetas, escritores, músicos, artistas plásticos, filósofos, seres míticos e ficcionais são citados, como se de todos a poeta e a obra necessitassem para existir".

Sidnei Schneider
(mínimo fragmento do prefácio do livro "A flor dentro da árvore").




Segue o link para aderir ao projeto financiamento coletivo e receber o exemplar ou exemplares com carinhosa dedicatória.


https://benfeitoria.com/projeto/cartaaomundobarbaralia


La nave va...

Um dedo de prosa

  Um Dedo de Prosa é um híbrido entre encontro de ideias, palestra e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, biblioteca...